11 de janeiro de 2016

[Resenha] Isla e o Final Feliz


Oi, gente. Tudo bem com vocês? Hoje é dia de resenha de um livro adorável: Isla e o Final Feliz


Título: Isla e o final feliz
Autor(a): Stephanie Perkins
Editora: Intrínseca
Ano de lançamento (Brasil): 2015
Número de páginas: 302

Tímida e romântica, Isla tem uma queda pelo introspectivo Josh desde o primeiro ano na SOAP, uma escola americana em Paris. Mas sua timidez nunca permitiu que ela trocasse mais do que uma ou duas palavras com ele, quando muito. Depois de um encontro inesperado em Nova York durante as férias, envolvendo sisos retirados e uma quantidade considerável de analgésicos, os dois se aproximam, e o sonho de Isla finalmente se torna realidade. Prestes a se formarem no ensino médio, agora eles terão que enfrentar muitos desafios se quiserem continuar juntos, incluindo dramas familiares, dúvidas quanto ao futuro e a possibilidade cada vez maior de seguirem caminhos diferentes. Com participações de Anna, Étienne, Lola e Cricket, personagens mais do que queridos pelo público apresentados em livros anteriores da autora, Isla e o final feliz é uma história de amor delicada, apaixonante e sedutora, um desfecho que vai fazer os fãs de Stephanie Perkins suspirarem ainda mais.

Já estava aguardando ansiosamente o lançamento desse livro desde que terminei Anna e o Beijo Francês (porque li fora de ordem mesmo, depois de “Lola e o Garoto da Casa ao Lado”) e fiquei muito feliz quando consegui compra-lo. Pela sinopse já esperava mais um romance adorável e personagens pelos quais é impossível não se apaixonar (Étienne mora no meu coração e ninguém o tira de lá), porém a autora me surpreendeu com um pouco mais de drama e trouxe algumas reflexões pelas quais eu mesma já passei.

Isla e o Final Feliz nos traz as dúvidas da personagem em relação a si mesma, o futuro após o ensino médio e um amor que toma conta de seu coração há anos. Ela é tímida, estudiosa e tem problemas com autoconfiança. É difícil para ela conversar com Josh sem morrer de vergonha, o que a deixa ainda mais surpresa quando descobre que ele quer se aproximar dela tanto quanto ela.

E Josh é um rapaz talentoso, que passa boa parte do tempo desenhando e se tornou meio solitário depois que os amigos se formaram no último verão. Conhecemos ele meio superficialmente durante a história da Anna, já que era um dos amigos de St. Clair. No começo parece que tem problemas de comportamento, mas isso é explicado no decorrer dos capítulos. Na verdade, ele é carinhoso e inteligente, divertido também.

Além da atração entre eles, acaba nascendo uma amizade verdadeira e bonita. Eles se entendem e conversam com naturalidade. Adorei como um apoia o outro, como buscam apontar as melhores qualidades que o outro não enxerga em si mesmo. Josh faz de Isla quase uma aventureira e a torna um pouco mais madura. Ela então preenche a solidão dele, faz com que ele se sinta amado e logo é parte importante de sua vida.

Mas vamos encarar que apesar de terem amadurecido juntos, ainda são jovens que estão terminando o ensino médio e têm todo um futuro incerto pela frente. Então, surgem conflitos entre eles, alguns pensamentos e argumentos que tem um quê de infantilidade. Há também um pouco da irresponsabilidade dos adolescentes, o desejo de fazer algo emocionante que geralmente inclui quebrar as regras. No final, eles têm que decidir se o sofrimento vale realmente a pena.

Das três personagens principais da Stephanie Perkins, foi com a Isla que eu mais me identifiquei. A história é uma mistura de um pouquinho de romance de contos de fadas, vivido na bela Paris, e coisas bem reais. A narrativa da autora é uma delícia, leve e fácil. E claro, amei a presença de Anna e Lola no livro. St. Clair acabou até roubando a cena. Terminei o livro feliz, com minhas expectativas alcançadas e mais um casal fofíssimo no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 renata massa