25 de novembro de 2015

[Resenha] Naomi & Ely e a Lista do Não Beijo

Oi, galera! Vamos de resenha dessa vez? Li Naomi & Ely e a Lista do Não Beijo já faz alguns meses e como não é um livro super conhecido, vocês podem saber um pouquinho mais sobre ele aqui...


Título: Naomi & Ely e a Lista do Não Beijo
Autores: Rachel Cohn e David Levithan
Editora: Galera Record
Ano de lançamento (Brasil): 2015
Número de páginas: 254


  Naomi & Ely e a Lista do Não Beijo, como a própria sinopse da editora diz, é uma análise bem-humorada sobre relacionamentos. Naomi é apaixonada por Ely, mas ele por sua vez, gosta é de meninos. E a tal lista do não beijo foi criada pelos dois amigos afim de preservar a amizade acima de qualquer garoto interessante que pudesse aparecer por aí. Porém, a relação entre eles é abalada depois que Ely beija o namorado de Naomi. A partir daí, a história trata de corações partidos e casais desfeitos. Além dos protagonistas, também é possível conhecer os sentimentos dos outros personagens, que também possuem capítulos próprios.


O livro é narrado em primeira pessoa e há toda uma fofura de símbolos no lugar de algumas palavras. Tudo bem, é estranho em um primeiro momento, mas acaba se tornando marca do livro e do jeitinho da Naomi.

A narrativa toda trata da amizade e do “desentendimento” de Naomi e Ely, e como a repentina tensão entre eles repercute no restante dos personagens. Cada um tem sua própria opinião sobre o assunto e seu pequeno papel no crescimento dos dois amigos, apesar de terem suas próprias histórias.

                David Levithan possui seu próprio modo de escrever que ganhou o coração de muitos leitores. Rachel Cohn não fica para trás com a narrativa leve e fácil de acompanhar. A combinação entre os dois acabou ficando boa, com uma linguagem atual e jovem.

A história é tratada de modo real, os personagens em si cometem os mesmos erros que qualquer um de nós poderia cometer. Como a trama também é algo que poderia acontecer conosco, é fácil você acabar escolhendo um lado para defender.

                Apesar de ter gostado do livro, acredito que não é aquele tipo de história que faz sucesso com qualquer leitor e nem é “ai meu deus, que livro maravilhoso”. Os autores poderiam ter se aprofundado mais na amizade de Naomi e Ely, focando nas autodescobertas em vez de tentar mostrar tantos personagens ao mesmo tempo. Criei expectativas enormes sobre o livro e nem todas foram alcançadas.
"É besteira achar que amizade e romance são coisas diferentes. Não são. Ambos são apenas variações do mesmo amor. Variações da mesma vontade de estar perto." 
Ely.

                Esse ano foi lançada a versão cinematográfica da história (que não tem previsão de estreia no Brasil), que conta com Victoria Justice como Naomi e Pierson Fode como Ely, além de Matthew Daddario como Gabriel. Ainda não assisti ao filme, mas estou curiosa para saber como retrataram os personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 renata massa