28 de novembro de 2015

[Resenha] Como Eu Era Antes de Você

Olá, olá! A resenha de hoje é de um livro que eu amei e espero ler mais livros da autora. Pode não vir a se tornar o seu livro favorito, mas ele é daqueles que vale a pena.

Título: Como Eu Era Antes de Você
Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano de lançamento (Brasil): 2013
Número de páginas: 320

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Uma vez que sou apaixonada pelas histórias da Jojo Moyes, talvez eu seja suspeita para falar sobre este livro, mas vou dizer que ele é maravilhoso. O livro é emocionante e estou muito feliz que consegui lê-lo antes da estreia do filme. Tanto o rumo que a narrativa foi tomando quanto as personagens me encantaram.

Depois de me apaixonar por A Última Carta de Amor e A Garota Que Você Deixou Para Trás, minhas expectativas eram altas e já tinha milhares de ideias sobre a história. No fim, a autora me surpreendeu com o desenvolvimento de Will e Lou, destacando suas características pessoais sem necessariamente liga-los através delas. Então, o livro não é sobre uma história de amor cliché que supera as limitações físicas de um deles mas sim sobre a relação de alguém com tetraplegia com o mundo ao seu redor, incluindo uma jovem alegre que chega para tentar amenizar todo seu sofrimento. Para mim, o fato de o foco não ser exatamente o romance mas também a relação que surgiu entre eles de intimidade e amizade, é um ponto positivo.

A história é narrada principalmente por Lou, que é de uma família simples e tem um jeitinho diferente de se vestir. Mas, a princípio, ela é uma personagem comum das nossas vidas, é aquela pessoa que apenas passa pelos dias – trabalha em um lugar normal, janta com a família, tem um namorado por quem acaba não sendo completa e perdidamente apaixonada. Acabou precisando encontrar outro emprego e, perdida e sem qualificações, aceitou o emprego como cuidadora de um cadeirante apenas pelo bom salário. Então, logo de cara descobre que seu chefe é um babaca. Apesar de ter todos os motivos para estar de mal com a vida, ele passa dos limites sendo maldoso com as pessoas.

Lou acaba descobrindo que seu papel na Granta House é mais do que ser apenas cuidadora de Will. Apesar de assustada, ela decide ir em frente com sua missão, acreditando saber o que fazer para o bem do rapaz. É aí que o jovem nos faz parar para pensar: você sabe mesmo o que é o melhor para outro alguém? E ele, mesmo naquela situação, deveria deixar que todos decidissem o rumo de sua vida? Todo querem dar sua opinião mas ninguém realmente pergunta a ele o que quer fazer.

Will tem seus sentimentos abordados de forma real, sem romantizar toda a situação, e acredito que é um grande ponto positivo do livro. Os argumentos dele realmente me fizeram refletir sobre o que é viver e o que é existir, e até que que ponto é suportável estar confinado em seu próprio corpo. O modo como ele faz com que Lou veja todo potencial que tem e todas as oportunidades que o mundo tem a oferecer é encantador.

Lou, por outro lado, modifica a vida de Will aos poucos, trazendo um pouco mais de luz a sua vida. Ela se empenha em fazê-lo ao menos um pouco mais feliz diante de suas dificuldades, tentando fazer seu cotidiano parecer o mais normal possível. É lindo ver como ela acabou se tornando uma parte especial dele. O livro me emocionou e eu o recomendo com certeza. 

2 comentários:

  1. Oie.
    Amei sua resenha!!! =D
    Li este livro há uns três anos atrás, mas ainda está bem "vivo" em mim.
    Impossível esquecer, este livro é muito emocionante... inesquecível.
    E traz lições e valores bem valiosos, como você disse, faz refletir sobre o que é viver e existir, sobre como vivemos a vida, como nos relacionamos. E principalmente, como somos egoístas e reclamamos por tão pouco.

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Muito obrigada! É um livro muito emocionante mesmo, amei tudo sobre ela.
      Beijos!

      Excluir

 renata massa